Autor: Pedro dos Santos Ribeiro
Estamos vivendo em um mundo completamente ligado com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, onde cada vez mais elas se tornam significativas em nossas vidas, em todo nosso cotidiano. Portanto, o ensino de física, por ser uma ciência que envolve vários conceitos em um dado fenômeno, a integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem irá proporcionar para os alunos um melhor aprendizado muito mais significativo, pois, através delas podem-se utilizar as mídias de textos, imagens, áudios, vídeos, e etc. que facilitam a compreensão dos fenômenos físicos e do ensino como um todo. Estas mídias podem ser utilizadas na educação, em sala de aula sob diversas formas.
Podem ser armazenadas em dispositivos simples como, pen-drive, CDs e etc. Em forma de arquivos individuais, por exemplo, e ainda podem ser utilizados na forma de hipermídia, que se trata de uma tecnologia formada pela a integração de hipertextos e multimídias num suporte computacional. Onde, os hipertextos se tratam da união de vários textos mediante o acesso de links, podendo ser lidos de forma não-lineares, e a multimídia se trata da reunião de diversas mídias em um só recurso computacional.
Tendo em vista que a tendência educacional é associar as tecnologias na educação e consequentemente na sala de aula, a hipermídia pode ser uma grande alternativa para melhoria do ensino, porém é preciso capacitar os futuros professores para que possam desenvolver competências, habilidades e atitudes em prol deste novo sistema de ensino. De fato, isto deve ser realizado em todas as formações de professores para a educação básica.
Mas, é preciso também capacitar os professores que estão atuando no ensino, principalmente no ensino de física, onde muitos professores não têm a formação específica, e ainda, é de extrema importância, que fossem desenvolvidos um material pedagógico na forma de hipermídia para os professores, pois desta forma contribuirá bastante para esta nova forma de ensino, sendo este material desenvolvido por profissionais especializados tanto na área do ensino de física quanto na área da informática.
Deve-se ressaltar ainda a importância da internet, que disponibiliza diversos materiais, seja na forma de texto, vídeo, áudio, e etc., acessível sob diversos hiperlinks existentes, além do mais, se encontra diversos programas computacionais, simulações e/ou animações, dentre outros recursos que são muito importante e interessante para o processo de ensino-aprendizagem e até mesmo, diversas hipermídia. Em fim, a internet é um grande suporte educacional para o processo de ensino aprendizagem nos dias atuais, devido a todos estes recursos disponíveis.
De fato, a sua utilização na educação é de fundamental importância, pois facilita bastante o processo de ensino-aprendizagem, principalmente na elaboração de material pedagógico e execução da aula, pois o mesmo pode ser utilizado de forma on-line e/ou off-line para melhor desempenho da aula.
Outro ponto interessante para a melhoria do ensino de física, bem como para o ensino da educação básica em geral, seria a utilização das redes sociais na educação, pois ela está presente por todo o mundo e sua tendência é só crescer. As redes sociais são os meios pela as quais os indivíduos se conectam com outras pessoas na internet, geralmente são categorizadas em temas específicos, para facilitar o acesso dos interessados. As redes sociais atualmente mais utilizadas são facebook, o twitter, o you tube, o blog, dentre outros. A cada dia que passa os alunos estão utilizando as tecnologias que possuem internet e redes sociais com mais frequências, isto, contribui para o processo da inclusão digital na educação.
Sendo assim, é preciso integrar as redes sociais na educação, mas para isso, é claro que os profissionais da educação estejam preparados, capacitados, para utilizar esta interface, e favorecer aos alunos uma aprendizagem significativa. O professor pode utilizá-las, por exemplo, para discussões por meio de um chat sobre um determinado tema do assunto na qual ele trabalhou numa aula passada; para divulgação e/ou informação de material complementar de estudo, de eventos, de notas; dentre outros.
Tendo em vista esta nova cultura “cibercultura” que esta crescendo a cada dia que passa, onde tudo está acontecendo com mais facilidades, percebe-se claramente a necessidade de uma reforma educacional para suprir a mesma, porque o sistema de ensino até então adotado já não está mais atendendo as necessidades dos alunos. De fato, se o ensino estiver voltado para o uso das TIC em geral na educação, e respectivamente na sala de aula, com professores devidamente capacitados para utilizá-las, e principalmente formados com uma visão critica e reflexiva sobre o uso das TIC e do ensino em geral, com certeza os alunos terão uma boa aprendizagem significativa que atenda as suas necessidades do seu cotidiano. Desta forma, os alunos terão mais interesse em estudar e aprender, porque o que eles estão aprendendo se torna útil para seu dia a dia.
O ensino realizado nesta perspectiva torna-o mais significativo e mais fácil de fazer a interdisciplinaridade e a contextualização. Estes dois conceitos são importantíssimos no processo de ensino-aprendizagem, porque contribui relacionando as disciplinas e incorporando as vivências concretas, bem como, o aprendizado em nossas vidas.
Nota: Este texto também pode ser acessado em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/55770/a-utilizacao-das-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-no-ensino-de-fisica#!2