domingo, 26 de abril de 2015

Questionário sobre cargas elétricas.


Jugue os itens de 1 a 18 como verdadeiros ou falsos. E resolva as questões 19 e 20.

1) Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele está com falta de elétrons.

2) Uma amostra de lã é atritada com uma régua de plástico, observando-se que a régua ficou eletrizada. Admitindo que outros corpos não trocaram cargas com a lã e a régua, a carga elétrica adquirida pela régua tem mesmo módulo e sinal daquela adquirida pela lã.

3) Um bastão de vidro é atritado com um pano de lã, estando ambos inicialmente neutros. Pode-se afirmar então que o bastão de vidro e o pano de lã ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal.

4) Um corpo neutro pode ser atraído por um corpo eletrizado com carga de qualquer sinal.

5) Têm-se duas esferas metálicas iguais, A e B, sustentadas por suportes isolantes. Inicialmente a esfera B está neutra e a esfera A está eletrizada positivamente. Colocando as duas esferas em contato momentaneamente e separando-as em seguida, observa-se que a carga de A passa toda para B.

6) Se atritarmos corpos constituídos de materiais diferentes, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos.

7) Se atritarmos corpos feitos de mesmo material, eles adquirem cargas elétricas de mesmo sinal.

8) Elétron é atualmente admitida como sendo uma partícula elementar.

9) Um corpo eletricamente isolado não troca cargas elétricas com o exterior.

11) Nos isolantes, os elétrons se deslocam livremente ao longo do material que os constituem.

11) Quando um condutor é eletrizado por indução, sua carga será de sinal oposto ao da carga do corpo indutor.

12) Não é possível eletrizar um isolante.

13) Numa eletrização por indução as cargas finais sempre serão iguais.
14) A matéria em seu estado normal não manifesta propriedades elétricas. Isto significa que ela possui quantidades iguais de prótons e de elétrons.

15) Duas esferas quaisquer com cargas iniciais de 2 Q e 4 Q são colocadas em contato, logo suas cargas finais serão de 3 Q e 3 Q.

16) Na eletrização por atrito de dois corpos neutros os dois corpos recebem cargas de mesmo módulo.

17) A eletrização pode se dar por atrito, por contato e por indução.

18) Um condutor é neutro quando não contém cargas.

19) Um bastão de vidro perde 3.1013 elétrons, quando atritado com um pano de seda, sendo que ambos estavam inicialmente neutros. Considere   e = 1,6 . 10-19 C o valor da carga de um elétron. Determine a quantidade de carga adquirida pelo pano de seda.

20) Incide-se um feixe de luz ultra violeta em uma placa metálica inicialmente neutra. Durante o processo são ejetados 8,25 . 1010 elétrons. Determine a quantidade de carga  da placa no final do processo.


domingo, 19 de abril de 2015

Eletrize seu conhecimento

Olá caros alunos,

para finalizar o primeiro capítulo, "Fenômenos Eletrostático" recomendo vocês explorarem o presente Objeto Virtual de Aprendizagem, intitulado: Eletrize seu conhecimento


Por meio deste, vocês poderão revisar todo o conteúdo abordado em sala de aula, e aprimorar seus conhecimentos, resolver alguns problemas e identificar algumas situações do processo de eletrização no nosso cotidiano.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Curiosidade: A água conduz eletricidade?

Olá caros alunos, eis um questionamento muito interessante, a água conduz ou não eletricidade? E porque o corpo humano conduz eletricidade?

Em primeiro lugar, a água pura em si ( H2O ) não é uma condutora de eletricidade.O corpo humano é relativamente bom condutor de eletricidade por causa da multiplicidade de compostos químicos que possuímos, inclusive água não pura, quando a água entra em contato com o nosso corpo, ela já virá uma condutora de eletricidade, devido aos sais que temos na superfície da nossa pele. A condição de condutividade de uma determinada matéria é relativa aos elétrons de valência. Os metais são condutores de energia elétrica porque possuem ionização positiva, ou seja, faltam elétrons em sua camada de valência, e que, após uma excitação elétrica – isto é – quando são submetidos a uma diferença de potêncial elétrico – permitem um fluxo de elétrons que preenchem a sua camada de valência, fazendo aparecer a corrente elétrica.
Podemos então concluir que a água em si, não é uma condutora de eletricidade. E que nosso corpo é sim, um bom condutor de eletricidade.

Texto retirado de:
 https://acendeounao.wordpress.com/2011/03/30/por-que-o-corpo-humano-e-condutor-e-a-agua/

Para melhor esclarecimento, vejamos o vídeo que apresenta um experimento.


Quer fazer uma experiência você mesmo para provar? Então, acesse aqui, e veja um bom roteiro para executar uma boa experiência.