Física é a ciência que busca entender e descrever os fenômenos que
ocorrem na natureza. É difícil falar qual é o campo de atuação da
Física, pois ela não tem delimitações e está sempre em contínua
evolução, buscando descrever e desvendar novos fenômenos da natureza. No
cotidiano, por mais que passem despercebidos, os fenômenos físicos
estão sempre presentes. A Física, de um modo geral, está presente em
todas as atividades do homem.
A palavra Física vem de um temo grego physiké, que quer dizer natureza.
Esse termo indica a maneira pela qual a física surgiu, que foi com a
preocupação de se estudar e compreender os fenômenos naturais.
Com o passar dos anos e com a evolução científica, a física ganhou muito
destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma
incrível evolução. Com a expansão dos estudos e as novas descobertas, os
cientistas sugeriram uma divisão de áreas dentro da própria física, de
forma que cada área englobasse os assuntos que apresentassem
propriedades semelhantes e que pudessem ser relacionados por e descritos
por leis comuns. Com isso surgiram os seguintes ramos da física:
Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.
Calor: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos.
Movimento ondulatório: é o ramo que estuda as
propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda
ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.
Óptica: é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem.
Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Física Moderna: esse ramo estuda os desenvolvimentos ocorridos na física do século XX.
No estudo da física essa divisão surgiu para melhor compreender os
fenômenos estudados, tornando o estudo mais fácil e com melhor
compreensão do que acontece em nossa volta.
Ao abordar cada assunto deve-se levar em conta a origem de cada tema
estudado, seus precursores, ou seja, aqueles que foram os primeiros a
estudarem o assunto. Assim como nas outras ciências, na física não se
deve fazer com que o aluno decore equações, muito menos os conceitos, é
necessário fazer com que ele entenda os conceitos físicos e os associe
com o mundo que ele vive, compreendendo como as coisas funcionam no
contexto físico.
Fonte:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fisica.htm
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola