sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Nikola Tesla: o gênio da eletricidade


Nikola Tesla: o gênio da eletricidade - Parte 1




Nikola Tesla: o gênio da eletricidade - Parte 2


terça-feira, 14 de julho de 2015

Temperatura e Dilatação dos Sólidos e Líquidos.


Caros alunos do 2° ano do ensino médio, no presente vídeo abaixo, vamos estudar um pouca mais sobre "Temperatura e Dilatação dos Sólidos e Líquidos", de forma contextualizada, com fatos do nosso cotidiano.


Vídeo sobre Dilatação, conteúdo contextualizado.

Blindagem Eletrostática e o Poder das Pontas.

Olá caros alunos do 3° ano do ensino médio, nestes respectivos vídeos vamos compreender a "blindagem eletrostática" e o "poder das pontas", bem como sua aplicação no nosso cotidiano.

Vídeo sobre blindagem eletrostática, abaixo:

Vídeo sobre poder das pontas, abaixo:

domingo, 5 de julho de 2015

Calefação ambiente

Aqueça sua casa neste inverno!
A calefação é um sistema de aquecimento utilizado em ambientes fechados que tem a finalidade de elevar a temperatura do ar. Com o passar dos anos, os sistemas de calefação evoluíram conforme os avanços tecnológicos. Além da simples lareira, atualmente é possível encontrar no mercado modernos sistemas de controle de temperatura por meio de termostatos, que proporcionam total conforto térmico ao usuário.

Hoje, a calefação ambiente é um dos sistemas mais utilizados nos projetos residenciais. Nela, cada cômodo tem sua própria fonte de calor e a temperatura é controlada por um termostato individual. Mas, o que há de mais moderno no momento em termos de calefação é o sistema por piso radiante. Neste sistema, que funciona por meio de energia elétrica, são instalados cabos devidamente isolados abaixo do piso, aquecendo o ar de forma homogênea. Primeiramente, o piso recebe o tratamento térmico e, depois, a proteção mecânica dos cabos calefatores.
A instalação pode ser feita em qualquer tipo de piso, inclusive madeira – desde que seja tratada – e também em residências já prontas. O piso radiante aquece todo o ambiente com rapidez e segurança, sem riscos de choques elétricos. Outra vantagem é que o sistema não resseca o ar, já que não provoca a queima de oxigênio e não produz resíduos, sendo indicado até mesmo para ambientes infantis.
Como o controle da temperatura é feito individualmente em cada cômodo, a calefação por piso radiante proporciona também o uso racional de energia elétrica. O sistema economiza até 38% de energia em relação aos equipamentos de ar condicionado.
Ideal para quem quer manter a casa aquecida durante o inverno e garantir total conforto à família nos dias mais frios!

Texto retirado de:
http://www.revistacasavale.com.br/calefacao-ambiente/ 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Questionário de Fixação: Força Elétrica e Campo Elétrico

1) Defina Força Elétrica.

2) Defina força gravitacional.

3) Qual a relação entre força elétrica e força gravitacional?

4) O que determina a lei de Coulomb?

5) Em física, qual da ideia de campo?

6) Defina e explique a ideia de campo gravitacional?

7) Defina e explique a ideia de campo elétrico?

8) Quais as características de campo elétrico?

9) Quais as características das linhas de campo elétrico?

10) Explique como ocorre o movimento de cargas no interior de um campo elétrico?

11) Defina e explique o funcionamento da blindagem eletrotática, e apresente a importância deste conhecimento físico no meio tecnológico.

12) Defina e explique o poder das pontas, e apresente a importância deste conhecimento físico para o meio tecnológico.



domingo, 14 de junho de 2015

AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


                                                                                                     Autor: Prof. Pedro dos Santos Ribeiro
                                                                                                            Licenciado em Física - UFAL
                                                                                                             Cursando Matemática - IFPE



     A sociedade atual está cada vez mais evoluindo em relação as tecnologias de informação (TI) e em relação as tecnologias da informação e comunicação (TIC). No entanto, este avanço vem influenciando o surgimento de novas formas de ensinar e aprender, devido ao fato de os indivíduos estarem sempre em contato com essas tecnologias, tornando-as essencial para auxiliar suas atividades do cotidiano. Nesta perspectiva, há a necessidade de desenvolver novas estratégias didáticas que atendam os estudantes, associando estas tecnologias com o processo de ensino aprendizagem, de tal forma se possa obter uma a aprendizagem significativa, ao associar as tecnologias, que estão inseridas no contexto social em que vivem com situações problemas vividas pelos os estudantes, fazendo relações com o contexto do material didático estudado.

     Isto implica em uma nova forma de proporcionar o processo de ensino aprendizagem, como sendo a educação a distancia, que por sua vez, exige a necessidade de mais atribuições do professor para lecionar suas aulas ao abordar esta modalidade se ensino. Além de ser preciso desenvolver várias habilidades e competências necessárias para esta pratica pedagógica.

    Dentre as atribuições essenciais, temos: mediar à aprendizagem dos estudantes de forma interativa, comunicativa e dialogal; incentivar e/ou motivar os estudantes ao estudo; proporcionar para os alunos maneirar de desenvolver sua autonomia de aprendizagem, fazendo com eles compreendam que são agentes responsáveis pela sua própria aprendizagem e que o professor é um sujeito que irar mediar a construção de conceitos e significados, em prol de desenvolver o conhecimento, o saber;  promover o pensamento crítico e reflexivo no aluno; saber planejar as aulas que envolvem os recursos tecnológicos; auxiliar os estudantes quanto ao uso das tecnologias utilizadas nas aulas; demonstrar a importância e as possibilidades do uso das tecnologias em sala de aula; proporcionar atividades que relacione o as leituras de estudos com as tecnologias e as praticas vivencias dos estudantes; saber avaliar os estudantes,  além da forma somativa e formativa, mas principalmente pelas suas habilidades e competências que estão sendo adquiridas no processo de formação.

     Evidentemente, é necessário ter muito cuidado para que esta nova prática de ensino não retorne ao ensino bancário, portanto, é necessário que os professores tenham habilidades e competência quanto ao uso das tecnologias, e saber aplica-las em sala de aula. Para isto ocorrer, os professores devem se capacitar de forma continuamente, pois as mudanças tecnológicas ocorrem também continuamente.

   Sem dúvida alguma, as novas metodologias de ensino que surgiram devido ao avanço das tecnologias da informação (TI) e das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trouxeram mudanças significativas para o processo de ensino aprendizagem, tanto na forma de ensinar e aprender, pois possibilita um maior contato entre os sujeitos de aprendizagens, quanto no acesso a educação, porque possibilita que o contato entre os sujeitos de aprendizagem possam ocorrer em espaços físicos distantes, sem perder o objetivo do processo de ensino aprendizagem. No entanto, essas mudanças favorece para a democratização do acesso a educação, dando a oportunidade a milhares de pessoas a terem formações acadêmicas e/ou profissionais, para que possam ser útil no sem cotidiano, em suas práticas profissionais e/ou vivenciais.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Questionário sobre força elétrica e campo elétrico.

1- (PUC MG) Coulomb descobriu que a força de atração ou repulsão entre duas cargas puntiformes obedece a uma lei semelhante à Lei da Gravitação Universal para duas massas puntiformes. Uma dessas semelhanças é que, em ambas, a força é:
a) inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas.
b) inversamente proporcional à distância entre as partículas.
c) diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas.
d) diretamente proporcional à distância entre as partículas.

2-  (UDESC) Assinale a alternativa CORRETA.
a) Cargas elétricas de mesmo sinal se atraem e cargas elétricas de sinais contrários se repelem.
b) Em um corpo eletricamente neutro há a mesma quantidade de elétrons e prótons, mas, como a massa do próton é maior do que a massa do elétron, a carga elétrica total do corpo é positiva.
c) Os metais não possuem elétrons livres e, por isso, são bons condutores de eletricidade.
d) O módulo da força entre dois pequenos corpos eletrizados é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
e) Quando uma barra de vidro é atritada com um pano de lã, há a transferência de prótons de um para o outro.

3- (PUC RS) A figura abaixo representa duas pequenas cargas elétricas atraindo-se.

Em relação a esses dados, é correto afirmar que:
a) as duas cargas são positivas.
b) a carga Q1 é necessariamente negativa.
c) o meio onde se encontram as cargas não influi no valor da força de atração.
d) em módulo as duas cargas são necessariamente iguais.
e) as duas cargas atraem-se com forças iguais em módulo.

4- (ACAFE SC) Sabe-se que duas cargas elétricas exercem forças elétricas uma sobre a outra.
Em relação a essas forças, é correto afirmar que terão:
a) sentidos opostos, somente se as cargas tiverem sinais contrários.
b) o mesmo sentido, se as cargas tiverem o mesmo sinal.
c) o mesmo sentido, se as cargas tiverem sinais contrários.
d) sentidos opostos, somente se as cargas tiverem o mesmo sinal.         
e)  sentidos sempre opostos, independentemente dos sinais das cargas

5- (UNIFOR CE) Duas pequenas esferas condutoras idênticas P e Q, estão eletrizadas com cargas de –2,0mC e 8,0mC, respectivamente.
Elas são colocadas em contato e, em seguida, separadas de uma distância de 30 cm, no vácuo. A força de interação elétrica entre elas, e a intensidade dessa força, serão, respectivamente, de:
Dado:  K = 9,0 . 109Nm2/C2
a) atração, de 1,6 . 10–1N
b) atração, de 2,5 N
c) repulsão, de 9,0 x 10–1N
d) repulsão, de 1,6 x 10–1N
e) repulsão, de 2,5 N

6-  Duas cargas elétricas iguais, de 4 µC, encontram-se separadas de 6 m, no vácuo. Determine a intensidade da força entre elas e o tipo de força existente.



7- Duas cargas elétricas iguais, em módulo, mas de sinais opostos, encontram-se separadas de 3m, no vácuo, Considerando o módulo da carga elétrica 5 µC, qual a intensidade da força elétrica entre elas? Qual o tipo de força existente?



8- (UFRRJ) A figura abaixo mostra duas cargas q1 e q2 afastadas a uma distância d, e as linhas de campo do campo eletrostático criado.

Observando a figura acima, responda:
a) quais os sinais das cargas q1 e q2?
b) a força eletrostática entre as cargas é de repulsão? Justifique.

9- Determine o módulo do vetor campo elétrico em um ponto P situado a 3m de uma carga elétrica puntiforme Q=2,7μC, no vácuo. Considere k=9.10 9 N.m2/C2

10- Determine o módulo do campo elétrico criado por uma carga elétrica puntiforme q=2.10 -10 C, no  ponto P a 0,5m da carga. Considere k=9.10 9 N.m2/C2


domingo, 24 de maio de 2015

Blindagem Eletrostática


Onde ocorre a blindagem eletrostática no nosso cotidiano?


Questionário sobre calorimetria

1- (UNISC 2011/2) Fenômenos físicos nos rodeiam. Todos os dias, a todo o momento, nos deparamos com alterações de toda a ordem. A evaporação da água do mar, a condensação do vapor d’água na forma de nuvens e de chuva ou a solidificação da água em granizo ou em neve são exemplos de
(A) mudanças de estado da matéria.
(B) mudanças de grandezas físicas.
(C) alterações entre matéria e energia.
(D) equilíbrio entre as propriedades da matéria.
(E) mudanças entre massa e peso.

2- (FEI-SP) Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico, e ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que:
a) o corpo maior é o mais quente.
b) o corpo menor é o mais quente.
c) não há troca de calor entre os corpos.
d) o corpo maior cede calor para o corpo menor.
e) o corpo menor cede calor para o corpo maior.

3- (VUNESP-SP) Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário
a) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.
c) para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.
d) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.

4- (F.M.ABC-SP) Dois corpos sólidos receberam a mesma quantidade de calor e sofreram o mesmo aumento de temperatura. Podemos concluir que os corpos têm mesmo(a):
a) massa.
b) densidade.
c) capacidade térmica.
d) calor específico.
e) coeficiente de dilatação.

5- (PUC-MG) Considere dois corpos A e B de mesma massa de substâncias diferentes. Cedendo a mesma  quantidade de calor para os dois corpos, a variação de temperatura será maior no corpo:
a) de menor densidade.
b) cuja temperatura inicial é maior. 
c) de menor temperatura inicial. 
d) de maior capacidade térmica.
e) de menor calor específico. 

6- (PUC-SP) É preciso abaixar de 3°C a temperatura da água do caldeirão, para que o nosso amigo possa tomar banho confortavelmente. Para que isso aconteça, quanto calor deve ser retirado da água?
O caldeirão contém 104g de água e o calor específico da água é 1cal/g°C.
a) 20 kcal
b) 10 kcal
c) 50 kcal
d) 30 kcal
e) Precisa-se da temperatura inicial da água para determinar a resposta

7- (VUNESP-SP) Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias numa geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Este fato é explicado pelas diferenças entre
a) as temperaturas da cerveja na lata e da cerveja na garrafa.
b) as capacidades térmicas da cerveja na lata e da cerveja na garrafa.
c) os calores específicos dos dois recipientes.
d) os coeficientes de dilatação térmica dos dois recipientes.
e) as condutividades térmicas dos dois recipientes.

8- Qual a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 500 de chumbo (c=0.03 cal / g ºC)  de 20 º C até 60º C?

9- Um bloco de 2 Kg é submetido a um resfriamento de 50º C para 0º C . Nesse processo são retirados 40 kcal do bloco. Calcule o calor especifico do material que constitui o bloco.

10- (UNISC 2012/2) Uma esfera de aço está inicialmente à temperatura de 20 ºC. Ao receber uma quantidade de calor de 600 calorias, sua temperatura passa para 24 ºC. O valor da sua capacidade térmica será, então, de
(A) 150 cal/ºC.
(B) 100 cal/ºC.
(C) 200 cal/ºC.
(D) 250 cal/ºC.
(E) 300 cal/ºC

11- (MACKENZIE-SP) Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20°C para 60°C, sem variar seu estado de agregação. O calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura, é:
a) 0,2 cal/g.°C.
b) 0,3 cal/g.°C.
c) 0,4 cal/g.°C.
d) 0,6 cal/g.°C.
e) 0,7 cal/g.°C.

12- (FATEC-SP) Um frasco contém 20g de água a 0°C. Em seu interior é colocado um objeto de 50g de alumínio a 80°C. Os calores específicos da água e do alumínio são respectivamente 1,0cal/g°C e 0,10cal/g°C.
Supondo não haver trocas de calor com o frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio desta mistura será:
a) 60°C
b) 16°C
c) 40°C
d) 32°C
e) 10°C



domingo, 17 de maio de 2015

O que é um Campo Elétrico?

Caros alunos, agora vamos estudar a temática campo elétrico.
No vídeo abaixo, vamos estudar e analisar, o conceito e as características de um campo elétrico.


domingo, 10 de maio de 2015

Compreendendo um pouco mais sobre a Calorimetria - Fluxo de calor.


Aprendendo um pouco sobre a Lei de Coulomb

Assistam as vídeos aulas que explicam a Lei de Coulomb, e tire suas dúvidas nos comentários, ou no chat online.

Vídeo: Lei de Coulomb (Parte 01)





Vídeo: Lei de Coulomb (Parte 02)



Vídeo: Lei de Coulomb (Exemplo 01)




Vídeo: Lei de Coulomb (Exemplo 02)


domingo, 26 de abril de 2015

Questionário sobre cargas elétricas.


Jugue os itens de 1 a 18 como verdadeiros ou falsos. E resolva as questões 19 e 20.

1) Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele está com falta de elétrons.

2) Uma amostra de lã é atritada com uma régua de plástico, observando-se que a régua ficou eletrizada. Admitindo que outros corpos não trocaram cargas com a lã e a régua, a carga elétrica adquirida pela régua tem mesmo módulo e sinal daquela adquirida pela lã.

3) Um bastão de vidro é atritado com um pano de lã, estando ambos inicialmente neutros. Pode-se afirmar então que o bastão de vidro e o pano de lã ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal.

4) Um corpo neutro pode ser atraído por um corpo eletrizado com carga de qualquer sinal.

5) Têm-se duas esferas metálicas iguais, A e B, sustentadas por suportes isolantes. Inicialmente a esfera B está neutra e a esfera A está eletrizada positivamente. Colocando as duas esferas em contato momentaneamente e separando-as em seguida, observa-se que a carga de A passa toda para B.

6) Se atritarmos corpos constituídos de materiais diferentes, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos.

7) Se atritarmos corpos feitos de mesmo material, eles adquirem cargas elétricas de mesmo sinal.

8) Elétron é atualmente admitida como sendo uma partícula elementar.

9) Um corpo eletricamente isolado não troca cargas elétricas com o exterior.

11) Nos isolantes, os elétrons se deslocam livremente ao longo do material que os constituem.

11) Quando um condutor é eletrizado por indução, sua carga será de sinal oposto ao da carga do corpo indutor.

12) Não é possível eletrizar um isolante.

13) Numa eletrização por indução as cargas finais sempre serão iguais.
14) A matéria em seu estado normal não manifesta propriedades elétricas. Isto significa que ela possui quantidades iguais de prótons e de elétrons.

15) Duas esferas quaisquer com cargas iniciais de 2 Q e 4 Q são colocadas em contato, logo suas cargas finais serão de 3 Q e 3 Q.

16) Na eletrização por atrito de dois corpos neutros os dois corpos recebem cargas de mesmo módulo.

17) A eletrização pode se dar por atrito, por contato e por indução.

18) Um condutor é neutro quando não contém cargas.

19) Um bastão de vidro perde 3.1013 elétrons, quando atritado com um pano de seda, sendo que ambos estavam inicialmente neutros. Considere   e = 1,6 . 10-19 C o valor da carga de um elétron. Determine a quantidade de carga adquirida pelo pano de seda.

20) Incide-se um feixe de luz ultra violeta em uma placa metálica inicialmente neutra. Durante o processo são ejetados 8,25 . 1010 elétrons. Determine a quantidade de carga  da placa no final do processo.


domingo, 19 de abril de 2015

Eletrize seu conhecimento

Olá caros alunos,

para finalizar o primeiro capítulo, "Fenômenos Eletrostático" recomendo vocês explorarem o presente Objeto Virtual de Aprendizagem, intitulado: Eletrize seu conhecimento


Por meio deste, vocês poderão revisar todo o conteúdo abordado em sala de aula, e aprimorar seus conhecimentos, resolver alguns problemas e identificar algumas situações do processo de eletrização no nosso cotidiano.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Curiosidade: A água conduz eletricidade?

Olá caros alunos, eis um questionamento muito interessante, a água conduz ou não eletricidade? E porque o corpo humano conduz eletricidade?

Em primeiro lugar, a água pura em si ( H2O ) não é uma condutora de eletricidade.O corpo humano é relativamente bom condutor de eletricidade por causa da multiplicidade de compostos químicos que possuímos, inclusive água não pura, quando a água entra em contato com o nosso corpo, ela já virá uma condutora de eletricidade, devido aos sais que temos na superfície da nossa pele. A condição de condutividade de uma determinada matéria é relativa aos elétrons de valência. Os metais são condutores de energia elétrica porque possuem ionização positiva, ou seja, faltam elétrons em sua camada de valência, e que, após uma excitação elétrica – isto é – quando são submetidos a uma diferença de potêncial elétrico – permitem um fluxo de elétrons que preenchem a sua camada de valência, fazendo aparecer a corrente elétrica.
Podemos então concluir que a água em si, não é uma condutora de eletricidade. E que nosso corpo é sim, um bom condutor de eletricidade.

Texto retirado de:
 https://acendeounao.wordpress.com/2011/03/30/por-que-o-corpo-humano-e-condutor-e-a-agua/

Para melhor esclarecimento, vejamos o vídeo que apresenta um experimento.


Quer fazer uma experiência você mesmo para provar? Então, acesse aqui, e veja um bom roteiro para executar uma boa experiência.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Curiosidade: Qual a menor e a maior temperatura já registrada no planeta terra?

Você sabe qual é a menor temperatura já registrada no mundo?  Quer saber? Clique aqui. e faça uma boa leitura.

Agora para saber a maior temperatura já registrada no mundo, clique aqui e faça uma boa leitura.

domingo, 1 de março de 2015

Simulado sobre Termometria



Agora é hora de testar seu conhecimento.

Simulado I

Simulado II

Simulado III

1º Fórum Avaliativo (3º Ano)

Olá alunos das turmas do 3º Ano, sejam bem vindos a componente curricular de Física.

Em nossa primeira unidade iremos estudar sobre a Eletrostática.

Portanto, após as leituras realizadas e assistir a vídeo aula disponível logo abaixo, responda, quais são as principais características envolvidas na Eletrostática?


1º Fórum Avaliativo (2º Ano)

Olá caros alunos das turmas do 2º Ano, sejam bem vindos a componente curricular de Física.

Iremos estudar em nossa primeira unidade sobre "Calorimetria". Inicialmente vamos debater os conceitos de Temperatura e Calor.

Após as leituras realizadas, e assistir a vídeo aula disponível logo abaixo, o que você compreende sobre Temperatura e Calor? Qual a diferença entre eles? Em seguida, vamos verificar, quais são as características da Calorimetria?