domingo, 14 de junho de 2015

AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


                                                                                                     Autor: Prof. Pedro dos Santos Ribeiro
                                                                                                            Licenciado em Física - UFAL
                                                                                                             Cursando Matemática - IFPE



     A sociedade atual está cada vez mais evoluindo em relação as tecnologias de informação (TI) e em relação as tecnologias da informação e comunicação (TIC). No entanto, este avanço vem influenciando o surgimento de novas formas de ensinar e aprender, devido ao fato de os indivíduos estarem sempre em contato com essas tecnologias, tornando-as essencial para auxiliar suas atividades do cotidiano. Nesta perspectiva, há a necessidade de desenvolver novas estratégias didáticas que atendam os estudantes, associando estas tecnologias com o processo de ensino aprendizagem, de tal forma se possa obter uma a aprendizagem significativa, ao associar as tecnologias, que estão inseridas no contexto social em que vivem com situações problemas vividas pelos os estudantes, fazendo relações com o contexto do material didático estudado.

     Isto implica em uma nova forma de proporcionar o processo de ensino aprendizagem, como sendo a educação a distancia, que por sua vez, exige a necessidade de mais atribuições do professor para lecionar suas aulas ao abordar esta modalidade se ensino. Além de ser preciso desenvolver várias habilidades e competências necessárias para esta pratica pedagógica.

    Dentre as atribuições essenciais, temos: mediar à aprendizagem dos estudantes de forma interativa, comunicativa e dialogal; incentivar e/ou motivar os estudantes ao estudo; proporcionar para os alunos maneirar de desenvolver sua autonomia de aprendizagem, fazendo com eles compreendam que são agentes responsáveis pela sua própria aprendizagem e que o professor é um sujeito que irar mediar a construção de conceitos e significados, em prol de desenvolver o conhecimento, o saber;  promover o pensamento crítico e reflexivo no aluno; saber planejar as aulas que envolvem os recursos tecnológicos; auxiliar os estudantes quanto ao uso das tecnologias utilizadas nas aulas; demonstrar a importância e as possibilidades do uso das tecnologias em sala de aula; proporcionar atividades que relacione o as leituras de estudos com as tecnologias e as praticas vivencias dos estudantes; saber avaliar os estudantes,  além da forma somativa e formativa, mas principalmente pelas suas habilidades e competências que estão sendo adquiridas no processo de formação.

     Evidentemente, é necessário ter muito cuidado para que esta nova prática de ensino não retorne ao ensino bancário, portanto, é necessário que os professores tenham habilidades e competência quanto ao uso das tecnologias, e saber aplica-las em sala de aula. Para isto ocorrer, os professores devem se capacitar de forma continuamente, pois as mudanças tecnológicas ocorrem também continuamente.

   Sem dúvida alguma, as novas metodologias de ensino que surgiram devido ao avanço das tecnologias da informação (TI) e das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trouxeram mudanças significativas para o processo de ensino aprendizagem, tanto na forma de ensinar e aprender, pois possibilita um maior contato entre os sujeitos de aprendizagens, quanto no acesso a educação, porque possibilita que o contato entre os sujeitos de aprendizagem possam ocorrer em espaços físicos distantes, sem perder o objetivo do processo de ensino aprendizagem. No entanto, essas mudanças favorece para a democratização do acesso a educação, dando a oportunidade a milhares de pessoas a terem formações acadêmicas e/ou profissionais, para que possam ser útil no sem cotidiano, em suas práticas profissionais e/ou vivenciais.